Síntese biográfica do meu percurso em África durante a Guerra Colonial o0o Mobilizado como Furriel do QP, de 1965 a 1967 integrado na CArt 785/BArt786 formado no RAP-2, para prestar serviço na RMA – Angola, no Sub-Sector do Quitexe , Sector de Carmona, destacado na Fazenda Liberato, Fazenda S. Isabel e novamente Fazenda Liberato de onde regressei á Metrópole o0o Mobilizado como 2º Sarg. de 1968 a 1970, em rendição individual para RMA- Angola e colocado no GAC/NL em Nova Lisboa , Huambo, mais tarde transferido por troca, para Dinge em Cabinda integrado na CArt 2396/BArt 2849, formado no RAL.5, regressei no final da comissão a Nova Lisboa de onde parti para Lisboa, a bordo do paquete Vera Cruz onde viajei também na primeira comissão o0o Mobilizado como 1º Sarg. de 1972 a 1974 integrado na Cart3514, formada no RAL.3, para prestar serviço na RMA- Angola , no Sub-Sector de Gago Coutinho (Lumbala Nguimbo) província do Moxico, onde cumprimos 28 meses, em missão de protecção aos trabalhos de construção da “Grande Via do Leste” num troço da estrada Luso – Gago Coutinho – Neriquinha – Luiana. Regressei em 1974, alguns meses depois de Abril 1974, tal como na viagem de ida, a bordo dum Boeing 707 dos TAM,.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Capº. XVI - Continuando a desfiar...recordações!...

As funções por mim desempenhadas na CArt 2396/BArt 2849/RAL-5, não me permitem entrar em descrições de episódios de combate, de vivência em condições precárias de diversa ordem, que sei que existiram, ainda com agravante de ocorrência de ataques por parte dos Movimentos de Libertação,(neste caso a FLEC(*), em que alguns elementos da NT foram atingidos e feridos, alguns, com certa gravidade, estando a recordar-me de um ataque a um destacamento da minha CArt, situado em Sangamongo em que sucedeu terem  havido feridos que citei acima. Soube dessa ocorrência por informações recebidas via rádio, nas comunicações que existiam entre esse Destacamento e a sede. Assim, para mostrar algumas imagens evocativas da minha permanência em Pagamongo, tenho que recorrer às que posso utilizar e que se reduzem  a fotos de eventos comemorativos de alguns aniversários de que na sede se festejavam. 
2º.Sarg.Botelho, Furs.Vagomestre, Mec.Auto, Neto e Engenheiro. Ao fundo
duas Praças de Trms.

Em consequência disso, aqui coloco uma imagem de um dessas ocorrências,  realizada na Messe de Of. e Sargentos. Deve ser o aniversário do Fur.deTrms., uma vez que se encontram presentes na imagem, duas Praças que são daquela especialidade.Passo a descrever os nomes dos figurantes na foto: Em primeiro lugar estou eu, seguindo-se o Furriel Vagomestre, Fernandes. Em seguida, figura o Fur.Mec.Auto,Runa e imediatamente ao lado, está o Fur.At. Neto, seguindo-se o Fur.At.Engenheiro. Os seguintes são um 1º.Cabo Radiotelegrafista e um Sold.Trms. Deve ter sido captada a imagem antes do início da refeição, uma vez que há poucas Nocal abertas e estarem ainda os pratos virados de borco em cima da mesa. 
Fur.Trms., esposa de um camarada, Botelho, Furs.Vagomestre e Neto
 A imagem que anexo a seguir é de um evento ligado ao Natal ou Ano Novo, uma vez    que está presente uma convidada civil, que era a esposa de um 2º.Sargento do QP , de nome Jaime Silva, que sei que é já falecido. Mas, vou nomear os figurantes que lá estão retratados: O primeiro era o Fur. de Trms, a senhora que está a seguir era, como disse, a esposa de um camarada do QP. E seguir estou eu com um ar muito bem disposto. Depois, estão os Furs.Vagomestre Fernandes e Neto. Ao fundo está uma outra pessoa que não é possível reconhecer. A foto deve ter sido captada no fim da refeição, uma vez que são visíveis as chávenas de café em frente dos figurantes. 
Meio escondido: Fur.Vagomestre, Fur.Enfº., 2º.Sarg.Botelho, Fur.Engenheiro;à dtª.,Fur.Bogalho e
ao fundo, o Comandante de uma das CArts.
Mais uma foto, desta vez num fim-de-Ano, pois há espumante à vista, sendo os seus figurantes, o Fur. Vagomestre Fernandes, só com meio rosto visível, seguindo-se o Fur. Enfº. Pais da Costa. Imediatamente a seguir, eu  próprio, com o meu cigarro na mão e depois o Fur,At.Engenheiro. Na lado direito, em primeiro plano, o Fur.At.Bogalho. Ao fundo e a fumar cachimbo, está um capitão, comandante de uma das CArt do Bart 2849, convidado para o evento. Para encerrar este “post” incluo uma última imagem, mas desta vez, de um animal da fauna de Cabinda, ou melhor, de  toda a África Equatorial. 
Chimpanzés(Mãe e filho)
Trata-se, nada mais nada menos que do chamado chimpanzé que era , juntamente com o seu primo gorila, um visitante nocturno habitual, a pesquisar restos de comida na cozinha do Rancho Geral, fazendo uma enorme barulheira com as tampas dos caldeiros, que se ouviam longe, no silêncio da noite. Este já está a atingir os limite e vou ter que encerrá-lo, enviando cordiais saudações para todos os elementos da CArt 2396, da CArt 785 e da CArt 3514 e familiares e igualmente para todos os eventuais visitantes, onde quer que se encontrem. Para todos em geral, um abraço de amizade do Camarada e Amigo,

Octávio Botelho
Nota do Autor(*) FLEC(Frente de Libertação do Enclave de Cabinda)