Síntese biográfica do meu percurso em África durante a Guerra Colonial o0o Mobilizado como Furriel do QP, de 1965 a 1967 integrado na CArt 785/BArt786 formado no RAP-2, para prestar serviço na RMA – Angola, no Sub-Sector do Quitexe , Sector de Carmona, destacado na Fazenda Liberato, Fazenda S. Isabel e novamente Fazenda Liberato de onde regressei á Metrópole o0o Mobilizado como 2º Sarg. de 1968 a 1970, em rendição individual para RMA- Angola e colocado no GAC/NL em Nova Lisboa , Huambo, mais tarde transferido por troca, para Dinge em Cabinda integrado na CArt 2396/BArt 2849, formado no RAL.5, regressei no final da comissão a Nova Lisboa de onde parti para Lisboa, a bordo do paquete Vera Cruz onde viajei também na primeira comissão o0o Mobilizado como 1º Sarg. de 1972 a 1974 integrado na Cart3514, formada no RAL.3, para prestar serviço na RMA- Angola , no Sub-Sector de Gago Coutinho (Lumbala Nguimbo) província do Moxico, onde cumprimos 28 meses, em missão de protecção aos trabalhos de construção da “Grande Via do Leste” num troço da estrada Luso – Gago Coutinho – Neriquinha – Luiana. Regressei em 1974, alguns meses depois de Abril 1974, tal como na viagem de ida, a bordo dum Boeing 707 dos TAM,.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Capº.XIII - Um "post" insólito e inesperado

Algum do pessoal desta CArt 3514, deve já saber ou se ainda não sabe, deverá saber em breve, por comunicação e convite enviado pelo promotor do nosso convívio anual, o nosso comum camarada, ex-fur.Milº. Manuel António Borrego Parreira, que aquele evento terá lugar em Évora, no dia 22 de Setembro p.f.. Mas como já disse, isso deverá ser participado por ele, pois é ele o encarregado de tal função. Acontece que, este ano, vou ter que assistir a dois convívios o que é o mesmo que dizer que, de uma só cajadada, matarei dois coelhos. Mas eu já explico o que se passa e que é o seguinte: Por uma feliz conjunção, consegui concretizar um sonho muito antigo, que é o de poder assistir a um convívio com elementos da minha segunda comissão em Angola .  Desde 2009, até hoje, após ter feito três convívios, sendo dois deles convosco e outro com pessoal da minha primeira comissão, apenas me faltava asssistir a um evento com os da segunda Comissão. Tudo até se proporcionou de maneira a que tenha  um convívio convosco num dia(22SET) e, no dia imediato(23SET) terei o outro, a pouca distância de Évora, mais precisamente em Grândola. Vejam lá a minha sorte: Tenho dois convívios em dias seguidos. Sucedeu então, que o encarregado desse convívio questionou-me sobre a possibilidade de incluir neste Blogue um convite  dirigido aos elementos da CArt 2396, chamando a atenção para aquele evento. Fiquei assim, a modos que um tanto ou quanto preplexo e sobre isso, consultei um camarada nosso, o ex-Fur.Milº.Carvalho pedindo-lhe a opinião sobre o caso. Respondeu-me que não havia  problema e até me ajudou e muito no arranjo do respectivo convite e itinerário que anexo a seguir:  

Convite




Itinerário do local de concentração até ao restaurante
"O Cruzamento", em Grândola
Tal pedido, que considerei irrecusável do meu camarada da minha segunda comissão, que sei que, sabendo com bastante antecedência do nosso convívio em Évora no dia 22SET, fixou o dele para o dia imediato, atendendo à minha estadia num lugar tão próximo e que, facilmente, poderia galgar para poder confraternizar em Grândola com eles. Acentuo que dos três convívios a que já assisti, dois foram  com a CArt 3514 , outro com a  CArt 785/BArt786. Com a CArt 2396/BArt  2849, será o primeiro convívio, que somando com o vosso deste ano, será o quarto a que assisto e que será talvez o derradeiro, pois já sinto algumas dificuldades em deslocar-me: Sofro dos pés, tenho diabetes e sou insulino-dependente, o que obriga a ter seis pequenas refeições diárias, de três em três horas e sou ainda doente cardíaco e a prudência aconselha-me e deixar-me de aventuras para as quais já tenho muito pouco estofo. Agora acho que já cheguei à idade de receber visitas e não de fazê-las por meio de via aérea ou por qualquer outro meio. Desta vez, vou passar em claro a sequência dos meus “posts” sobre a CArt 3514 e o Leste de Angola, mas prometo que dentro de pouco tempo continuarei a recordar episódios e imagens da minha última comissão em Angola,prosseguindo, assim, com as narrações de episódios soltos, documentados com fotografias dos meus arquivos informáticos, como vinha sucedendo anteriormente. Ainda antes de me encontrar em Évora convosco, espero lançar mais um “post”,prosseguindo com a nossa saga do Leste de Angola, desde o Luanguinga,  Gago Coutinho, Sessa,  Mussuma,  Nengo até Ninda. Este “post” já atingiu a extensão a que me propus e vou encerrá-lo, apresentando os meus agradecimentos ao meu colaborador na parte fotográfica, o camarada ex-fur.mil.Carvalho, a todos os elementos da CArt 785/BArt786, da CArt 2396/BArt 2849 e da CArt 3514 e familiares, assim como para todos os visitantes deste Blogue, onde quer que se encontrem. Para todos um até breve com um abraço de amizade do Camarada e Amigo,
Octávio Botelho

Sem comentários:

Enviar um comentário